Que Potência Necessito num Equipamento a Pellets?
Que Potência Necessito num Equipamento a Pellets?
Quantos kilowatts são necessários para aquecer uma ou mais divisões da habitação? Como calculamos a potência térmica de um equipamento a pellets adaptada às nossas necessidades?
Este artigo, do nosso parceiro CADEL, pretende ajudá-lo a fazer a escolha mais acertada.
>> FATORES A TER EM CONTA PARA ESCOLHER UMA BOA SALAMANDRA EM FUNÇÃO DOS KWS
Para calcular a potência térmica que uma salamandra a pellets deve ser capaz de fornecer, é preciso ter em conta o seguinte:
• Necessidade calorífica e volume a aquecer
A necessidade calorífica depende, acima de tudo, do volume do espaço a aquecer. Para isso, a divisão deve ser grande e o equipamento potente. Para calcular o volume desse espaço, basta multiplicar as dimensões da divisão:
Largura x Profundidade x Altura
Se desejar aquecer diversas divisões, basta repetir esta operação pelo número de espaços que deseja aquecer. Adicione depois esses resultados individuais e terá o volume total necessário.
Este modo de aquecimento simultâneo é obtido através de salamandras canalizáveis e de aquecimento central (hydro).
Além do volume a aquecer, outros fatores a ter em conta para a sua decisão são:
> O grau de isolamento térmico da habitação (reduzido, médio, elevado): se a habitação for bem isolada, não necessita de uma potência muito elevada;
> A zona climática (figura acima): tendo em conta o grau de arrefecimento no inverno, poderá necessitar de vários equipamentos;
> A presença de lagos ou rios muito próximos da habitação poderão causar maiores condições de humidade do que o normal;
Tendo estes pontos em consideração, não correrá o risco de ter o seu equipamento sempre ligado para que possa desfrutar de um nível adequado de conforto nem o de estar a gastar dinheiro numa instalação sobrecarregada e que não está a ser totalmente utilizada em termos de eficiência.
Para ter uma ideia da potência térmica necessária, pode multiplicar o volume das divisões que quer aquecer pelo coeficiente térmico, que corresponde ao valor médio de calorias necessárias para aquecer 1m³ a 20-22ºC. Este índice depende do grau de isolamento da habitação e oscila entre 30 (forte isolamento) e 40 (baixo isolamento) kcal/m³.
Vejamos um exemplo:
Suponhamos que vamos instalar uma salamandra a pellets num apartamento com 80m² com um pé direito de 3mts. Se é uma construção recente com revestimento térmico e caixilharia isolante, deverá escolher um coeficiente térmico na gama dos 30.
80 x 3 x 30 = 7.200 kcal
Uma vez efetuado o cálculo, é necessário converter o valor das calorias em kilowatts, bastando dividir o valor obtido por 862.
7.200 / 862 = 8,3 kW
A potência necessária da salamandra a pellets para aquecer o apartamento deve ser ligeiramente superior aos 8,3 kW (geralmente 15 a 20% a mais).
8,3 kW + 15 a 20% = 10 kW
Se a habitação estiver com fraco isolamento, telhado mal isolado e caixilharia simples nos vidros, o coeficiente térmico será mais elevado, na gama dos 40.
80 x 3 x 40 = 9.600 kcal
Uma vez efetuado o cálculo, é necessário converter o valor das calorias em kilowatts, bastando dividir o valor obtido por 862.
9.600 / 862 = 11,13 kW
A potência necessária da salamandra a pellets para aquecer o apartamento deve ser ligeiramente superior aos 11,13 kW (geralmente 15 a 20% a mais).
11,13 kW + 15 a 20% = 12,8 kW
Tenha em atenção que estes são cálculos preliminares, de forma a poder ter uma ideia da potência necessária para o equipamento e que todas as avaliações e cálculos finais devem ser efetuadas por um técnico especializado.
Viseu, 13 Janeiro 2023
Artigo original do nosso parceiro CADEL https://www.cadelsrl.com/fr/journal/puissance-des-poeles-a-poele-a-granules-combien-de-kilowatts-sont-ils-necessaires/