PELLETS - COMO SÃO FEITOS

PELLETS - COMO SÃO FEITOS

O QUE SÃO PELLETS E COMO SÃO PRODUZIDOS?

Juntamente com a lenha, o pellet é dos combustíveis de biomassa mais utilizados no aquecimento das habitações. Mas sabe o que é o pellet e, mais importante, como são produzidos?

Neste artigo, do nosso parceiro Cadel, saberá exatamente o que são, como são produzidos e porque são considerados como uma escolha de aquecimento ecológica e económica.

 

O QUE É O PELLET ?

Os pellets são um combustível natural produzido a partir de materiais recicláveis, como a serragem e os resíduos de transformação da madeira. Graças à utilização de matérias-primas renováveis, o pellet é uma escolha ecológica e prática para o aquecimento doméstico.

Além disso, a sua produção é efetuada tendo em conta exigentes normas de qualidade, como a Certificação ENplus®, que lhe garante rendimentos otimizados e elevada sustentabilidade ambiental.

A principal vantagem dos pellets é que são produzidos a partir de matéria-prima renovável e materiais recuperados. Na verdade, o pellet pode ser obtido a partir de diferentes tipos de biomassa, incluindo resíduos e subprodutos da lenha industrial, resíduos alimentares, resíduos agrícolas, culturas energéticas e cascas de fruta.

No entanto, o pellet é o tipo de combustível mais comum sendo produzidos, principalmente, da compressão de subprodutos industriais como a serragem, aparas e resíduos de madeira derivados da transformação da lenha, assim como de copas e galhos de árvores descartados durante as operações de abate e desflorestação.

Portanto, não existe abate de árvores para o propósito específico de produzir pellets. A utilização de troncos inteiros de lenha florestal implicaria muito mais etapas de transformação, começando com o descasque, corte, secagem e moagem, o que faria aumentar em pelo menos seis vezes os custos de produção, quando comparado com a utilização de resíduos e madeira para celulose. Os resíduos lenhosos utilizados para a produção dos pellets necessitam muito menos transformação, pois já são reduzidos em tamanho e sem casca.

Algo que muita gente não sabe, sendo uma boa notícia, é que embora a madeira seja muito usada na construção, na produção de papel e energia, as reservas de lenha na Europa continuaram a aumentar nas últimas décadas. A Europa tem uma boa tradição florestal, o que lhe permite fornecer recursos para uma produção de pellets a partir de uma gestão florestal sustentável.

Tradicionalmente, as empresas de produção de pellets estão localizadas perto de serrações ou outros locais de transformação de lenha, o que constitui um escoamento complementar para estas fábricas.

 

COMO SÃO PRODUZIDOS OS PELLETS ?

A produção de pellets consiste em diversas fases:

PREPARAÇÃO DO MATERIAL: a primeira etapa consiste em lixar e secar os resíduos de lenha húmidos. A energia necessária para esta etapa provém, principalmente, da combustão de cascas ou de lenha de má qualidade, que são igualmente armazenadas no local. Na maioria dos casos, a combustão das cascas produz não só calor, mas também eletricidade, que pode ser utilizada de forma otimizada para fazer funcionar as instalações.

COMPRESSÃO: assim que estejam secos, os resíduos são introduzidos numa prensa de pellets. Os materiais lenhosos secos são comprimidos através de uma matriz com furação adequada (normalmente 6 mm de diâmetro, às vezes 8 mm ou superior). A pressão elevada da prensa provoca um aumento significativo da temperatura da lenha, o que resulta numa ligeira plastificação da superfície que forma uma "cola" natural, unindo os pellets quando eles estão mais frios.

Para facilitar o processo de prensa e melhorar os parâmetros de qualidade, podem ser adicionadas pequenas quantidades (um máximo de 2%) de ligadores naturais como o amido, mas não é utilizada qualquer cola na composição dos pellets.

ARREFECIMENTO E PENEIRAGEM: os pellets recém-comprimidos estão prontos para serem arrefecidos e peneirados de forma a remover resíduos que possam ter ficado. Nesta fase, os pellets podem ser armazenados e/ou embalados antes de serem vendidos ao consumidor final. 

 

 

>>>>> A CERTIFICAÇÃO ENplus® <<<<<

A Certificação ENplus® é um sistema internacional que garante a qualidade do pellet desde a produção à distribuição. Esta norma testa parâmetros-chave tais como o conteúdo energético, o nível de humidade e a sustentabilidade ambiental.

Ao longo dos anos, os parâmetros de Certificação ENplus® ajudaram os fabricantes e os vendedores de pellets a melhorar os seus sistemas de gestão da qualidade e a oferecer ao consumidor um produto de qualidade superior de forma a garantir um rendimento otimizado dos equipamentos a queima de pellets, como salamandras, recuperadores e caldeiras.

 

CONCLUSÃO

Os pellets são uma boa solução para o aquecimento doméstico, sendo produzidos a partir de materiais recuperados e processos otimizados. Graças a Certificações como a ENplus®, os consumidores podem contar com um produto de elevada qualidade, que respeita o meio-ambiente e proporciona um agradável conforto.

Para saber mais, pode visitar Bioenergy Europe e ENplus®

 

Viseu, 28/01/2025

Artigo original: https://cadelsrl.com/fr/journal/que-sont-les-granules-et-comment-sont-ils-produits/

NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades, promoções e ofertas em primeira mão!