EQUIPAMENTOS A LENHA - CUIDADOS A TER
EQUIPAMENTOS A LENHA - CUIDADOS A TER
Segundo estatísticas, cerca de 1/4 dos incêndios numa habitação são resultantes de um equipamento de queima. Este facto é o resultado de vários fatores, os quais apresentamos vários conselhos úteis de forma a minimizar (e ao mesmo tempo otimizar) o funcionamento do seu equipamento de aquecimento. Todas estas indicações devem ser efetuadas por um adulto responsável, impedindo assim que a probabilidade de incêndio seja maior devido à utilização desse equipamento por crianças ou pessoas com algum tipo de restrição de mobilidade física e/ou mental.
>> VERIFIQUE O ISOLAMENTO
O isolamento de uma habitação é um dos fatores mais importantes não só para a prevenção de incêndios, mas também para rentabilizar o calor produzido pelo seu equipamento de queima. Caso se trate de uma habitação em construção ou nova, esse isolamento já terá sido tido em conta. Se a sua habitação não pertencer a nenhum dos casos anteriores, e pretender instalar um equipamento, analise e peça ajuda a um profissional sobre qual o melhor local, não só para prevenir incêndios como para aproveitar melhor o aquecimento resultante da combustão.
>> CONTRATE PROFISSIONAIS
Como indicado no ponto anterior, contratar profissionais qualificados é uma vantagem quando estiver a analisar e a instalar um equipamento. É uma segurança a todos os níveis quando usa esta solução. A menos que o utilizador seja um desses profissionais, não tente efetuar estes procedimentos sozinho. Erros na análise e/ou instalação têm uma probabilidade muito grande de resultar em incêndio, ao mesmo tempo que retiram do fabricante / instalador / técnico qualificado qualquer responsabilidade decorrente de uma má utilização / instalação.
>> MANUTENÇÃO PERIÓDICA
Efetue sempre, pelo menos uma vez por ano, uma manutenção ao seu equipamento. Desta forma, garante que todos os componentes estão nas melhores condições. As manutenções são efetuadas por pessoal qualificado e certificado. A manutenção ao equipamento que pode ser efetuada pelo utilizador está relacionada com a limpeza do vidro, cinzas existentes na gaveta, etc. Todas as indicações, procedimentos e conselhos para estas limpezas / procedimentos estão presentes no Manual de Utilizador que acompanha o equipamento e que deve ser guardado num local de fácil acesso.
>> LIMPEZA PERIÓDICA COM RECURSO A PROFISSIONAIS
Contrate os serviços de um limpa-chaminés profissional para efetuar a limpeza do sistema de tubagem. Desta forma, irá remover fuligem e resíduos que possam estar a impedir que os fumos sejam expelidos para o exterior, fazendo com que entrem na divisão, provocando desmaios e até, em caso extremos, a morte. Essa limpeza deverá ser efetuada, pelo menos, uma vez por ano (ou mais, dependendo do tempo de utilização do seu equipamento).
>> EVITE SOBRECARGAS DE LENHA
Sobrecarregar a câmara de combustão com lenha acima do recomendado, não só irá prejudicar o processo de combustão como irá resultar num mau funcionamento do próprio equipamento. É preferível efetuar cargas de lenha mais pequenas do que correr o risco de acontecer algum acidente.
>> USE LENHA SECA
A lenha a utilizar deve ter uma humidade até um máximo de 20%. Lenha muito húmida irá resultar na produção e acumulação de mais resíduos (fuligem e detritos), uma vez que a queima terá de ser mais forte de modo a compensar essa humidade existente. E quanto maior for a força de queima, maior é a probabilidade da ocorrência de incêndios. Recomenda-se que a lenha fique a secar, pelo menos, durante um ano e o grau de humidade deve ser o mais reduzido possível.
>> RESPEITE DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA
As distâncias de segurança recomendadas pelo fabricante existem para o proteger a si e à sua habitação de potenciais incêndios. Objetos com materiais inflamáveis (ex. sofás, cortinas, etc.) têm, obviamente, maior probabilidade de inflamarem se estiverem demasiado perto de fontes de calor. Certifique-se que as distâncias mínimas de cada modelo de equipamento são respeitadas. Caso o equipamento esteja numa base / chão inflamável, é obrigatório instalar uma placa de solo resistente ao calor (também com distâncias de segurança) de forma a proteger o solo do calor irradiado.
>> VENTILAR A DIVISÃO
Recomenda-se que areje diariamente o espaço onde o equipamento está instalado durante (pelo menos) quinze minutos, de forma a renovar o ar da divisão. Mesmo durante o processo de queima, essa ventilação recomendada é obtida através de grelhas instaladas junto ao equipamento. Quando não estiver em funcionamento, basta abrir as janelas para fazer essa renovação.
>> APAGUE TOTALMENTE A CHAMA
Exceto em equipamentos especialmente concebidos para o efeito, não é recomendado deixar lenha a queimar sem supervisão. Se terminar a utilização do equipamento ao fim do dia, certifique-se que não existe nenhuma chama ativa ou mesmo brasas. Mesmo só com brasas, basta uma rajada de vento inesperada e a chama poderá voltar a ficar ativa. Não corra esse risco.
>> INSTALE UM DETETOR DE INCÊNDIOS
Caso tenha possibilidade, instale um detetor de incêndios na sua habitação, preferencialmente perto do equipamento de queima. Isto irá garantir que a ajuda chegará mais rapidamente ao mesmo tempo que o ajudará, caso seja possível, a evitar que o possível incêndio cresça mais do que o indesejado. Após um incêndio ou o impedimento de um, recomendamos que efetue uma inspeção à tubagem e, se necessário, efetue a sua limpeza, recorrendo ao serviço de um limpa-chaminés profissional e qualificado para o efeito.
Todo o cuidado é pouco para proteger não só a sua habitação, mas também vidas humanas e animais. No que diz respeito à segurança, não facilite e tenha sempre cuidado e atenção durante o período de utilização do seu equipamento de queima.
Caso tenha dúvidas, não hesite em nos contactar. Teremos todo o gosto em o ajudar a utilizar da melhor maneira o seu equipamento.
Viseu, 29 novembro 2022