CONSUMO DE PELLETS

CONSUMO DE PELLETS

QUANTO CONSOME UMA SALAMANDRA A PELLETS ?

Agora que acabou o verão e com o aumento do preço do gás, muitas famílias querem adquirir uma salamandra a pellets. Mas será que o consumo compensa?

É preciso ter em consideração muitos fatores quando se analisa a quantidade de pellet necessária: o tipo de salamandra a pellets, a potência, a qualidade do pellet, e as caraterísticas do espaço que se quer aquecer. Deve-se ter em atenção que quando falamos de "consumo" não nos referimos somente ao pellet utilizado, mas também à energia elétrica necessária para o acendimento e funcionamento da salamandra.

QUE FATORES INFLUENCIAM O CONSUMO?

Um dos fatores mais importantes que influenciam o consumo estão as caraterísticas do espaço que vai ser aquecido. Uma habitação com elevada eficiência energética (bom isolamento e portas/janelas estanques) terá um consumo menor do que uma habitação menos isolada/menor eficiência. Também são importantes as dimensões dos espaços a ser aquecidos porque, obviamente, espaços maiores necessitam mais potência e tempo de aquecimento. 

A zona climatérica onde tem a habitação, a exposição ao sol e outros fatores ambientais também são muito importantes. Portanto, recomendamos entrar em contacto com um profissional qualificado que terá todos estes pontos em consideração na sua análise de forma a orientá-lo para a escolha mais apropriada a longo prazo.

TIPOS DE SALAMANDRA A PELLETS

As salamandras dividem-se em duas categorias principais: VENTILADAS que fazem o aquecimento do ambiente (podendo também ser canalizadas para outras divisões, não só uma) e as HIDRO / CALDEIRAS que aquecem os radiadores e, de uma forma mais completa, instalações A.Q.S. (Águas Quentes Sanitárias) eliminando assim a utilização de combustíveis como o gás, permitindo poupar dinheiro e tempo a longo prazo.

POTÊNCIA NOMINAL E ESTIMATIVA DE CONSUMO: kW e kWh

Quanto maior a potência do equipamento, maior é o consumo. A potência dos equipamentos a pellets é medida em kW (quilowatts) enquanto que a energia para o ambiente é medida em kWh (quilowatts hora), que não é mais do que a energia fornecida por kW de potência durante 1 hora de funcionamento. O consumo estimado é assim obtido multiplicando-se a potência média em kW da salamandra por uma estimativa de quantidade de horas que estará ligada durante o ano.

TEMPO DE FUNCIONAMENTO

O consumo de uma salamandra a pellets depende de vários fatores: volume do ambiente a aquecer, tempo de funcionamento, etc.

>> Um equipamento de aquecimento a gás só pode ficar ligado algumas horas do dia para aquecer somente uma divisão da habitação (por exemplo a sala de estar). Comparado com o gás, o consumo de pellet é bem menor obtendo um maior conforto a um custo inferior, tendo em conta a componente importante de radiação / irradiação das salamandras hydro que reduzem a humidade do ambiente, aumentando a sensação de calor.

>> Para uma salamandra a pellets canalizável, que aquece várias divisões da habitação, é necessário um período de funcionamento mais longo, por exemplo, 8 horas diárias. Nesse caso, é fundamental instalá-la numa posição central na habitação, de forma a otimizar a difusão de calor.   

>> Uma salamandra hydro ou caldeira, que permite aquecer toda a habitação eficientemente graças à distribuição da instalação, ficará ligada entre, pelo menos, 4 a 5 horas por dia especialmente se, além do sistema de aquecimento, também fizer o aquecimento das águas quentes sanitárias. Neste caso, tem de ter em consideração os custos iniciais de instalação, mas terá um retorno mais rápido do investimento, com uma poupança média anual de aproximadamente 30% em relação ao gás.

QUANTO CONSOME UMA SALAMANDRA A PELLETS ?

Se considerarmos que o consumo horário de pellets de uma salamandra que funcione a uma potência nominal de aproximadamente 230g de pellets por kW, pode calcular qual a quantidade de pellet consumido por hora (numa salamandra de 12 kW) bastando multiplicar o valor da potência por 230.

»»» Consumo salamandra a pellets 12 kW = 12 x 230 = 2760g, é aproximadamente 2,8 kg de pellet por hora «««

O consumo estimado, de acordo com a potência nominal é indicado nas etiquetas de todos os equipamentos. Claro que a salamandra, durante o funcionamento, pode ser configurada para potências mais baixas, reduzindo dessa forma o consumo. Por exemplo, configurando o modo de ajuste automático, o equipamento passa para a potência mínima quando alcançar a temperatura ambiente desejada. A potência mínima é, normalmente, de 3 kW, o que corresponde a um consumo, normalmente, de 700g / h.

CONSUMO ELÉTRICO DA SALAMANDRA A PELLETS

As salamandras a pellets têm de estar ligadas à eletricidade, necessária para o acendimento e funcionamento dos ventiladores e dos mecanismos de monitorização e controlo. No entanto, as salamandras atuais já vêm equipadas com atuadores de baixo consumo sendo capazes de reduzir significativamente o consumo elétrico quando comparadas com as caldeiras tradicionais da mesma potência.

DICAS PARA UM MENOR CONSUMO DE PELLET

Existem diferentes qualidades de pellet e essas qualidades são indicadas pela presença, na embalagem, de informações como a marca de certificação EN PLUS A1 e o respetivo número de aprovação que garantem o cumprimento das caraterísticas físico-químicas exigidas pela norma europeia de referência para a classe declarada (poder calorífico, resíduo de cinzas e percentagem de humidade do combustível).

Um pellet de boa qualidade permite um consumo menor, produz menos resíduos de cinzas e preserva a eficiência de funcionamento do gerador, permitindo assim uma combustão otimizada ao longo do tempo em benefício da eficiência e da redução de emissões para o meio ambiente. Uma habitação bem isolada aquece mais rápido e retém o calor durante mais tempo.

Também é essencial que a chaminé esteja instalada corretamente, que todo o sistema esteja de acordo com as leis e normas em vigor no país da instalação, e que as configurações de parâmetros estejam bem ajustadas. Para tudo isso, é necessário contactar um técnico qualificado, pelo que desaconselhamos (além de ser potencialmente perigoso) qualquer solução que o envolva a si efetuar qualquer tipo de instalação / montagem do equipamento.

 

Viseu, 03 Novembro 2022

Artigo original do nosso parceiro CADEL https://lnkd.in/dKMD_n5s

NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades, promoções e ofertas em primeira mão!