ACENDIMENTO DE EQUIPAMENTOS A LENHA
ACENDIMENTO DE EQUIPAMENTOS A LENHA
Efetuar um correto acendimento de um equipamento de queima de lenha não diz respeito exclusivamente à questão do conforto, mas também de a da segurança e a da eficiência. Os equipamentos mais modernos têm como principais caraterísticas a eficiência e o respeito pelo meio ambiente, mas um dos aspetos mais influentes é a forma como o equipamento é utilizado.
-- PREPARAÇÃO DO EQUIPAMENTO PARA O ACENDIMENTO --
Antes de se efetuar o acendimento, é importante que o equipamento esteja preparado corretamente para o efeito.
>> VERIFIQUE A LIMPEZA DO EQUIPAMENTO
O primeiro passo é assegurar-se que o mesmo está limpo, principalmente nos locais onde existe a acumulação de cinzas, como a gaveta de cinzas. Se notar que a câmara de combustão também está suja, efetue a sua limpeza.
Remova quaisquer resíduos de fuligem e restos de lenha que não tenha queimado, assim como outros resíduos resultantes da combustão anterior.
Desta forma, irá evitar o risco de fumos e maus odores durante a queima.
>> ESCOLHA A LENHA MAIS APROPRIADA PARA A QUEIMA
Utilizar uma boa lenha para a queima é muito importante. A mais apropriada é a lenha seca, de preferência que tenha sido seca entre 12 a 24 meses num local seco e arejado e cuja humidade seja inferior a 20%. Lenha mais húmida ou verde torna difícil o acendimento e tem tendência a produzir mais fumos e menos calor. As mais apropriadas são a faia e o carvalho.
O comprimento da lenha varia dependendo do equipamento, e as larguras mais comuns são entre os 30 e os 50 cm. Esta informação pode ser consultada, geralmente, no Manual do Utilizador ou de Instalação que acompanha o equipamento.
>> COMO DISPOR A LENHA NO EQUIPAMENTO
Também é muito importante a forma como se coloca a lenha no interior do equipamento. Dois dos métodos que lhe conferem um bom acendimento são o método da "Pirâmide" ou o da "Cabana", onde a lenha mais grossa é colocada na base e a mais fina no topo. Isto permite que o ar circule livremente de forma a não abafar a chama, além de favorecer uma combustão mais homogénea.
-- TÉCNICAS DE ACENDIMENTO --
Assim que o seu equipamento esteja pronto, está na hora de efetuar o acendimento. Existem muitos métodos para este passo, uns mais eficazes que outros. A seguir apresentamos os mais comuns
>> MÉTODO TRADICIONAL DE CIMA PARA BAIXO
Este método é o mais recomendado sendo um acendimento de cima para baixo. Isto permite que a lenha queime de forma progressiva e uniforme, reduzindo a produção de fumos.
• Coloque os pedaços de lenha mais grossos no fundo
• Adicione lenha mais fina por cima
• Coloque uma acendalha no topo, em cima de toda a lenha
• Utilize um fósforo ou isqueiro para a acendalha e deixe que a chama desça naturalmente
>> UTILIZAÇÃO DE UMA ACENDALHA
As acendalhas, naturais ou artificiais, são excelentes aliados para o acendimento. Tratam-se de pequenos blocos ou lascas que queimam lentamente e permitem que a lenha queime sem a utilização de líquidos inflamáveis, produtos estes que são muito perigosos.
>> O QUE EVITAR NUM ACENDIMENTO
Evite sempre materiais inadequados, não só para o acendimento, mas também para a queima, como plásticos, papel envernizado ou tecidos uma vez que estes podem libertar substâncias tóxicas durante a combustão. Nunca utilize líquidos inflamáveis como gasolina ou álcool pois estes podem resultar em chamas muito perigosas.
Assim que tiver efetuado o acendimento, feche a porta do equipamento. Após aproximadamente 15 minutos, a câmara de combustão terá completado a fase de acendimento.
-- COMO MANTER A CHAMA DURANTE A COMBUSTÃO --
Quando o equipamento já tiver concluído a fase de acendimento, o segredo para manter uma chama viva e constante é gerir o ar para a combustão e a colocação de mais lenha de forma correta.
• ADICIONAR PROGRESSIVAMENTE A LENHA: não sobrecarregue o equipamento com muita lenha logo no início, mas vá adicionando progressivamente. Evite também colocar mais lenha enquanto existam chamas altas e fortes, porque poderão sair pela porta assim que a abrir.
• CONTROLAR O REGISTO DE AR: controle as entradas de ar primário (e secundário, se existir) através do registo correspondente, de forma a facilitar a combustão. Primeiramente, abra totalmente os registos para que as chamas tenham oxigénio, e reduza assim que a chama estiver estável de forma a prolongar a duração da lenha na queima.
• EVITE FUMOS E MAUS ODORES: se notar que existe fumo, isso poderá ser resultado da humidade da lenha ou de uma má ventilação. Certifique-se que a chaminé e as tubagens de fumos estão limpas e que a tiragem é suficiente.
>> EXTINÇÃO DAS CHAMAS
Assim que a lenha tenha queimado totalmente e as chamas estejam extintas, feche os registos de ar para conservar o calor no interior da câmara de combustão o mais tempo possível.
-- ERROS MAIS COMUNS DURANTE O ACENDIMENTO --
O acendimento de um equipamento a lenha pode parecer simples, mas existem erros comuns que se devem evitar.
• UTILIZAR LENHA HÚMIDA: lenha verde ou húmida não queima corretamente, produz fumo espesso e odores desconfortáveis e resultar em pouco calor. Verifique sempre que a lenha está bem seca.
• SOBRECARREGAR O EQUIPAMENTO: colocar muita lenha de uma só vez abafa a chama e reduz a combustão. Adicione lenha progressivamente para evitar abafar a chama.
• FALTA DE LIMPEZA: uma chaminé obstruída ou uma grelha suja pode dificultar o fluxo de ar e provocar uma acumulação de fumos no interior da habitação. Limpe regularmente o seu equipamento e, se necessário, efetuar a verificação da chaminé e da tubagem por um profissional.
• FALTA DE ATENÇÃO: no início do acendimento, é necessário prestar atenção ao equipamento, principalmente para se assegurar que a chama acende corretamente. Assim que a chama esteja estabilizada, pode descansar um pouco mas fique sempre atento a algo que possa ocorrer e que necessite da sua atenção.
-- CONCLUSÃO --
O acendimento de um equipamento a lenha requer cuidados e atenção, mas se seguir estes simples conselhos, poderá fazê-lo com toda a segurança e sem problemas. Preparar corretamente o equipamento, escolher uma boa lenha e as melhores técnicas de acendimento são etapas essenciais para obter uma chama duradoura e um calor otimizado.
Nunca se esqueça que acender corretamente melhora o conforto da sua habitação, além de prolongar a duração de vida do equipamento enquanto reduz os riscos para a segurança.
Viseu, 22/11/2024
Artigo original: https://cadelsrl.com/journal/come-accendere-la-stufa-a-legna-cadel/